Objetos viajantes do Rizwan

Fato branco de algodão – Usado na estação quente, permite que o ar circule junto ao corpo, protegendo integralmente do sol que a sua cor também ajuda a repelir. Uso-o para ir à mesquita na oração da sexta-feira, a Jummah. Tenho vários, uso-os se vou a um casamento ou em eventos da nossa comunidade, por exemplo o Eid. Este comprei-o no Paquistão e foi muito caro. Eu sabia que o Verão português é quente, e eu cheguei cá em Julho, comecei logo a dar-lhe uso. Não uso este tipo de fatos no dia-a-dia, ou as pessoas estranhariam mais, estar assim vestido junto dos outros de calças de ganga. Mas este é muito confortável. As calças têm um cordão aplicado que faz de cinto, e um pequeno bolso incluso.

Certificado do curso de Advocacia na Universidade de Punjab – Este documento marca o início da minha vida profissional como advogado.

Livro escrito em português – Fiz curso de português na escola Cacilhas-Tejo, que concluí em Outubro de 2020. Havia muitos alunos, de nacionalidades diferentes. Concluí o curso com a melhor pontuação, e o bom aproveitamento estava acima de tudo ligado ao meu grande interesse por aprender esta língua. Em nove meses só tínhamos autorização para faltar três vezes, eu não faltei nenhuma nem fiz férias. No final do curso a professora ofereceu-me este livro. Representa uma conquista e boas memórias desse período.

Tasbih – Fui com a minha irmã e outros familiares à cidade santa de Meca, na Arábia Saudita, para fazermos o hajj, a peregrinação maior à Casa de Deus, que todo o muçulmano deve fazer pelo menos uma vez na vida. Neste sítio sagrado, a minha irmã comprou este tasbih. Quando me estava a preparar para vir para Portugal, ela ofereceu-mo. Tem 99 contas. Rezamos com ele após as orações diárias, em silêncio. Gosto muito dele, do seu significado, da sua cor e brilho.

Chaves para aceder às minhas coisas que ficaram no Paquistão – Acedem à minha casa, bem como a um armário de metal onde estão guardados todos os documentos importantes, que não devem ser guardados em armários de madeira para evitar que se percam caso haja um incêndio.

Tablet – Para contactar a família, tratar de assuntos, pagar contas, ir às redes sociais… Além disso em casa não temos televisão, pelo que se me apetecer ver um jogo de críquete ou futebol posso vê-lo aqui.

Perfume – Um grande amigo meu do Paquistão ofereceu-mo. Este só o uso em ocasiões especiais. Traz-me boas recordações do meu amigo e do meu país.